Publicado por: NMKarate | 28 Setembro, 2007

ENTREVISTA A FERNANDO FERREIRA

Entrevista NMKarate

É com muito orgulho e com grande trabalho que equipa do NMKarate apresenta ao leitores uma grande entrevista com Fernando Ferreia . É mais um projecto lançado pelo esta equipa que pretende abrir as portas a novas iniciativas. Só prometemos uma coisa … esta é primeira iniciativa de muitas que irão chegar nos próximos tempos!

Nome: Fernando Rui Vieira Alexandrino Ferreira

Idade: 27 anos (12-05-1980)

Peso: 65kg

Graduação:2ºDan

Estilo: Wado-Ryu

Clube: Wado-Gym

Associação: AWIKP

 

Olá Fernando

Em primeiro lugar queríamos agradecer o tempo dispensado para esta entrevista.

Vamos de seguida passar as questões:

Antes de mais faz uma breve apresentação a todos os nossos leitores?

Sou Fernando Ferreira, tenho 27 anos, licenciado em educação física, saúde e desporto. Sou professor de educação física, na EB1 de Lijó, em Barcelos. Dou karate no Flex-Gym e treino no Wado-Gym. Treino karate à 15 anos, desde os meus 11 anos. O karate é o meu modo de vida.

O que te fez entrar para o mundo do Karate?

Desde muito cedo tive influência dos filmes e séries de artes marciais, mas a influência do meu tio que já tinha praticado taekwondo foi grande, também queria ser praticante, por isso praticava sozinho à minha maneira em casa, ate que o Joaquim Gonçalves abriu um ginásio perto da minha escola e decidi pedir aos meus pais que concordaram. Fui e sou, a sua 1ª inscrição.

Como todos sabem, tiveste uma lesão grave no joelho. Como está ser tua recuperação?

A minha recuperação está a ser lenta e dolorosa, mas esta a correr muito bem. Foi uma lesão grave que tem que ser bem curada, para ficar a 100% e sem mazelas. Lá para Janeiro penso que estarei nas condições mínimas para voltar a entrar num tatami.

O que achas do momento do Karate Português (Competitivo)?

A nossa modalidade precisava de uma “revolução”. Que é o que estamos a assistir. E quando há grandes mudanças à sempre quem não queira e que tudo faz para que tudo fique na mesma porque lhes convêm. Mesmo sendo mal interpretado (porque o seleccionador é meu treinador) , acredito e defendo o projecto do presidente e do seleccionador, em suma o projecto da FNKP. Um projecto que visa sempre o ATLETA e isso é o mais importante(digo isto porque li o projecto e porque passei por ele também). Vejo entusiasmo, nos treinos de selecção, os feedbacks dos meus colegas e amigos do karate e da selecção são dos mais positivos possíveis. Como já disse antes, é um processo de médio e longo prazo, tem que ter tempo para ter resultados. E os resultados que vierem vão “pegar de estaca” e não serão pontuais e é isso que se quer, uma regularidade. Penso que ainda estamos um pouco longe do que gostaríamos, mas temos de ter os pés bem assentes no chão, dar passos pequenos e seguros, de acordo com a nossa realidade, não passar dos 8 para 80. ESTAMOS NUM BOM CAMINHO, senão tivéssemos não havia tanto alarido.

Devido a tua grande experiência em grandes palcos, achas que Portugal está ao alcance das maiores potencias do Karate , como a Espanha, Itália, França, Irão ?

Na minha opinião, temos todo o potencial para fazer frente a qualquer potência europeia ou mundial. Temos raça, temos técnica, temos paixão, querer, vontade, temos espírito. MAS infelizmente apenas pontualmente, porque a capacidade competitiva deles é maior, isto é, a carga de competições de alto nível que eles (as potencias) têm é muito diferente da nossa. E aí tudo o resto deixa de ter efeito , quando queremos regularidade e não tirar medalhas esporadicamente.

O que desilude mais no nosso país em relação há prática do Karate de alta competição? … Infra-estruturas? Patrocínios?

As politicas…….

Quais os teus objectivos no futuro no Karate ?

Neste momento passa por ultrapassar esta lesão…umas das fases mais difíceis da minha vida, ainda bem que tenho os meus amigos e família que me ajudam a superar seja o que for.Quero continuar a competir, que é o que me dá alegria… Tenho um sonho que passa por abrir tipo um centro comunitário onde pudesse ensinar karate a todos que não podem pagar uma mensalidade num ginásio e assim influenciar as suas vidas, com valores que me ajudaram a mim.

Obrigado pelas respostas as nossas questões. Últimas palavras queres acrescentar alguma coisa?

É uma honra para mim, ser alvo de iniciativas como a vossa. Ainda tenho muito a aprender e dar ao karate nacional, sei que qualquer atleta vive dos seus resultados, espero não desiludir quem acredita e aposta em mim. Agradecer todos os incentivos e mensagens relativamente à minha lesão e recuperação da mesma.Dar os parabéns aos responsáveis pelo blog pelo serviço que prestam ao karate nacional. E para os momentos menos bons, pensem nas vezes que já sorriram com a pratica do karate, e verão que VALE APENA.

 

Mais uma vez obrigado pela tua disponibilidade para resposta a estas questões, espero que tenhas uma óptima época desportiva. Desde já o NMKarate deseja te a continuação de uma óptima recuperação à cirurgia ao joelho. Até próxima

 

Nuno Moreira e Joao Meireles


Responses

  1. Mais nada!!
    Quem fala assim não é gago;)
    Um abraço

  2. Saber sentir e ouvir os sentimentos e as expressões dos jogadores são a “luz” que guia o trabalho de qualquer equipa técnica!
    Obrigado a este conjunto de jogadores fantásticos que fora e dentro do tatami são incríveis.
    Bom trabalho para todos!

  3. Os meus parabens a esta excelente iniciativa, com este espaço de entrevistas aos nosso atletas.
    É pena que a revista karate Portugal tenha acabado com as suas edições, pois era uma revista que relatava o que se passava em termos de karate nacional e internacional, valorizando assim atletas, treinadores, arbitros.
    Ao Fernando Ferreira desejo-lhe a rapida recuperação. Um abraço ao Nuno Moreira e Joao Meireles por esta incrivel iniciativa, aguardamos novas noticias e futuras entrevistas. grande abraço.

  4. Duas palavras: GRANDE, ENORME Atleta e Homem.
    Um abraço, e rápidas melhoras.

  5. Fernando nao preciso de escrever muiro, sabes como te vejo e o que es para mim, um grande abraço e tudo de bom melhoras rapidas, sao os desejos aki do miudo. es grande oh Braga…. ja agora manda dá um cachasso ao mussa.

  6. Meu amigo Nando Rui.

    Antes de mais quero agradecer as palavras que há poucos dias trocamos! Em momentos de grande desilusão é bom ouvirmos pessoas como tu, que nos toquem onde é preciso!
    Apesar de termos opiniões diferentes em algumas questões , sei que não tens dúvidas do quanto eu te respeito como Homem e como KARATECA!
    O KARATE é uma forma de vida penosa mas que nos enche a alma.
    Eu prometo que nunca irei esquecer tudo o que , se calhar sem quereres, fizeste!
    Um abraço apertado…

  7. O professor é uma pessoa com mts valores e acredito k tem capacidade para alcançar todos os seus sonhos e objectivos. Acima de tudo força e continue a grande pessoa k é…
    Uma boa recuperação e k em janeiro, volte 100% a fazer o k gosta, KARATÉ.😉
    “O valor está no que você faz com o que sabe fazer.”
    Boa Sorte…saudades

  8. Cá te esperamos Nandinho…Força e pa frente que atrás vem gente…

    beijinho pa ti e pa mulher

    http://www.carlajeronimo.blogspot.com

  9. Grande iniciativa essa da entrevista😉 Já que deixou de existir a “KARATE PORTUGAL” aqui está uma forma de saber mais sobre o karate .. Que achas de construir uma revista Nuno? Pensem nisso… Acho que era uma boa ideia…

    As melhoras para o Ferreira e continuações de bom trabalho para ti a equipa NMKARATE🙂

  10. Esta entrevista reflete aquilo que eu sempre vi em ti… além de um grande karateca, uma pessoa de uma sensibilidade extrema…
    És e sempre serás uma referência para mim a todos os níveis.
    Tenho um enorme orgulho em ti!! Força míudo!!

    Muitos beijinhos

  11. Nando, antes de mais desejo-te rápidas melhoras!
    Relativamente ao resto, já há muito que temos vindo a falar disso. Apoios só para alguns… se bem que quem trabalha e também merece ser respeitado são pessoas como tu, como a nossa Vanessa Fernandes e outros tantos atletas de várias modalidades que sacrificam o seu dia a dia para dignificar o nosso país e nada ou quase nada lhes é facultado! Deixo-te uma palavra de força para continuares a lutar em busca dos teus objectivos!
    Grande abraço!

  12. Aqui esta um pouco da historia de um grande atleta!
    Recupera e queremos o regresso!
    abraço

  13. Espero que tenhas uma recuperação rápida…
    Estamos todos a espera que voltes em boas condições
    para dentro do tatami e nos dês muitas alegrias a nível
    internacional.

    Desejos de bom trabalho a todos os atletas portugueses…
    Muitos beijuuuxxxx

  14. Quem sabe, sabe!!!
    Continua o teu excelente trabalho.
    Recupera essa lesão porque temos que ajustar contas…xD Melhoras rápidas!!!
    E ai o pessoal que se cuide…porque depois ninguém o para…só nós os afilhados!!!!

  15. Bro, nem só quando se ganha é que se é vitorioso. tu já és um triunfador por tudo o que fizeste no karate nacional, e por aquilo que já construiste, e de certeza que vais ainda construir na tua vida.

    Força tuga, portugal precisa de pessoas como tu.
    o karate nacional já sente falta das tuas performances.
    😉


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: