Publicado por: NMKarate | 7 Outubro, 2007

ENTREVISTA A CARLA JERONIMO

 

Entrevista Blog NMKarate

Olá Carla Cristina Ferreira Teixeira Jerónimo. Em primeiro lugar queríamos agradecer o tempo dispensado para esta entrevista. Vamos de seguida passar as questões:

Antes de mais faz uma breve apresentação a todos os nossos leitores?

Olá pessoal, sou a Carla Jerónimo, sou da Guarda, vivi toda a minha vida na guarda…excepto um ano que vivi em Lisboa e outro no Porto. Licenciei-me em Educação de Infância no IPG e sou professora de karate desde 1997. Pratico karate shotokan e sou 3º Dan. Tenho 29 anos, sou comprometida, tenho uma família espetacular e uns amigos fantásticos.

O que te fez entrar para o mundo do Karate?

Quando tinha por volta dos 6 anos o meu pai queria colocar-nos no karate, visto que ele também tinha praticado aos 18 anos. Mas o Professor faleceu e só entrámos mais tarde através de uns amigos e lá foi o meu pai comigo e com meu irmão… e ele passado um mês acabou por ficar e a minha mãe passados uns anos começou também a praticar! Desde sempre me lembro de ter gostado de praticar muitos desportos. Futebol era o que eu mais praticava…

O que achas do momento do Karate Português (Competitivo)?

Espero que estejamos no bom caminho.

 

Como é que te sentes sendo uma atleta que esteve varias vezes no pódio e nunca foste chamada para competir num campeonato da Europeu ou Mundial?

Pois…bem de certo…tive muitas vezes no pódio…mas não tantas assim em 1º!! O que sinto, penso ser um sentimento meu. Não é fácil durante anos estar presente em todos os treinos de pré-selecção e quando chega a hora da verdade…a verdade é que ouve sempre alguém melhor que eu! Tenho que treinar mais e mais…para alem disso a minha vida competitiva não se resumiu apenas à Federação e a nível internacional consegui mostrar algum valor do karate português.

Sentes que existe alguma discriminação em alguma parte da competição entre as mulheres e os homens?Quem não nota?

Não propriamente na competição mas na parte de apostas…

O que te desilude mais no nosso país em relação há prática do Karate de alta competição?

Pois, deixo essa questão para os mais entendidos no assunto…

Quais os teus objectivos para o futuro (Karate)?

Continuar a praticar karate com qualidade e sem mais lesões. A esta altura da vida é complicado ultrapassar as lesões é ter força para continuar. Obrigado pelas respostas as nossas questões.

Últimas palavras, queres acrescentar alguma coisa?

“O que não me mata torna-me mais forte!”Boa sorte para todos esta época.Beijinho para todos os do blog e para todos os leitores. Nome: Carla Jerónimo

Idade: 29

Peso: vai diminuir muito…

Graduação: 3º Dan

Estilo: Shotokan

Clube: AEKS

Associação: UDKS

Opinião do NMKarate: Sem duvida podemos falar muito desta atleta, muitos não conhecem mas nós sabemos o percurso de Carla e o que ela já passou no Karate, no entanto é uma pessoa dedicada e que se empenha muito pela pratica e pela beleza da kata, nunca deixando de dar a sua perninha pelo kumite. Carla nunca se encontra satisfeita com o seu trabalho, querendo sempre mais e melhor e nem algumas lesões a fizeram parar a ela deixamos assim um beijinho especial.

Entrevista elaborada por Nuno Moreira e João Meireles.

Até há próxima entrevista !!!


Responses

  1. Obrigado pela entrevista e pelo interesse que têm vindo a mostrar pelo meu trabalho.
    Fico muito feliz por saber que há pessoas que o apreciam e que estão do meu lado quando mais preciso.

    Sinto-me muito acarinhada por todos voces.

    beijinho grande de grande para todos.

    http://www.carlajeronimo.blogspot.com

  2. ja agora aproveito que acabei de chegar do curso de oficial de mesa e de juiz regional…….

    Parabens aos presentes no OPEN da AUSTRIA…

    Nuno Moreira….Simplesmente em grande e a dar o melhor pelo nosso paíse pelo nosso karate…

    Andre…Muito bem…beijinho grande pra ti, continua cada vez a crescer mais e mais…

    ao resto da comitiva um beijinho especial e continuem a treinar que pelo k sei estiveram mt bem

    beijinhos

    NM – És o k todos queriamos ser …. “O MAIOR”

    http://www.carlajeronimo.blogspot.com

  3. Sem duvida uma grande senhora do karate Portugues.
    Muitos Parabens😀 E sem duvida aki o boss do blog o moreira e o maior😛

  4. Tens razao pedro, é mesmo uma grande senhora do karate portugues, sempre gostei muito de kata mas ainda mais apaixonado fikei ao ver esta senhora a fazer, talvez por ai tenha surgido mais alguma coisa, a brincar.. é sem duvida como sempre foi muito especial e essencial em mim, para alem de lutadora é uma grande competidora e vencedora, a verdadeira campeã. parabens carlinha beijinhos

  5. Pois é bem verdade! Aproveito para deixar umas palavrinhas… não vou falar como irmão, vou apenas constactar factos🙂

    Carla Jerónimo tem que ser considerada obrigatóriamente uma das melhores competidoras de sempre em Portugal. Competidorasssss… não disse só kateira ou só kumiteira!
    Pergunto: Quantas atletas conseguiram ser várias vezes Campeãs Regionais e Nacionais da Federação em Kata e Kumite? Ahhh e não vale essa história de agora, que se é Campeã Regional sem adversárias!!!🙂
    É realmente pena não existir (pelo menos que eu conheça) uma base de dados dos atletas que alcançam lugares de pódio e uma base de dados dos atletas que integram os treinos de selecção. Seguramente ela estaria nos primeiros lugares! Muitas vêm, vão, começam, desistem, voltam… Contam-se em poucos dedos as atletas que como ela têm sido presença regular nos pódios nacionais e nos treinos de selecção… Começou como cadete (foi Campeã), hoje tem 29 anos e continua no Topo (é Campeã)!

    E os títulos internacionais associativos?! Várias vezes Campeã Mundial em Kata e Kumite!!! E por favor não digam que Campeonatos Europeus e Mundiais Associativos ou de Estilo não são importantes!!! Têm a importância que têm, e que cada um lhe dá!
    O Karate Competitivo não é só FNK-P, EKF e WKF. Se fosse assim haveria meia dúzia de competições😉

    Beijiiiiiitos pa ti mana e Parabéns….

    PS – Que bem que estiveste na entrevista😉
    Ahhh… E na foto do casalinho falta lá o nome do autor😛

  6. pois é mano…o autor da foto és mesmo tu!!!
    é verdade e tens razao!Só ha pouco tempo é que começei a pensar em todos esses factores e a dar um pouco mais de valor a todo o trabalho que desenvolvi nestes anos todos. Muitas vezes tive de lutar contra o facto de ver que estava a ser posta de lado e ir buscar força, vontade e motivaçao para comtinuar a dar de mim o meu melhor e a mostrar que estava ali e nao ia desistir!!nao foi facil passados tantos anos de podios, de treinos de seleção ate ao ultimo do qual saia a decisão de quem ia…e eu realmente fiquei sempre!!Não é fácil mantermo-nos lá…

    Para quem muitas vezes sente isto…continuem a mostrar que estão lá e nao desistam… lembra-se sempre da minha citação!!

    Beijinhos a todos

  7. Tenho que agradecer à minha familia que ao longo de todos estes anos me acompanharam a mim e ao meu irmao e foram os nossos patrocinios para a nossa formaçao, competiçao e nunca deixámos de ter que fazer nada por falta de dinheiro…eles foram sempre exemplares e lutaram conosco neste amor pelo karate…

    o meu obrigado por me deixarem estar nesta arte e por me terem sempre dado força e mostrarem que o caminho certo nao era desistir do que eu gostava mas sim lutar…

    maninho…pra ti tb foi sempre igual embora tu tenhas sempre sido mt mais forte que eu…

    mas se nao fossem eles seriamos se calhar como todos os outros….ja nao andávamos lá…porque nós sentimos na pele a dor de se ser competidor

    quanto ao meu irmao…tem sido fantastico ao longo destes anos e tem sido uma das minhas grandes referencias pra desempenhar o meu trabalho como kateira

    ao namorado….pois…a ele tb devo o meu obrigado por ser kem é por me dar força e por me dar valor e acreditar sempre no meu valor e trabalho…tem sido mt especial por todo o esforço que faz para eunao deixar agora!!!

    beijinho para eles todos

  8. adorei a entrevista e tal como todos os outros continuo a ter muito orgulho nos meus “primaços” lindos…Carla…es assim muiiiiiiito especial para mim…tenho imenso orgulho em ter uma treinadora como tu e acredita k me vou kontinuar a esforçar para conseguir alcançar t….um grande beijo de kem t adora….

  9. ja me alcaças-tee ainda nao deste por ela….hehe

    linda continua a dar-me o melhor de ti e vais ver…vais ser grande muito grande porque tudo o que te poder dar…nao exitarei em fazê-lo!!!

    para ti e para todos os meus alunos pikenos e graudos um beijinho muito grande e ate quinta ou sexta nos treinos

    ww.carlajeronimo.blogspot.com

  10. Enhorabuena por todos tus logros, y mis mejores deseos para el futuro, que sin duda estará lleno de muchos más. Un fuerte abrazo de tu familia de España.
    OSS!

  11. És a todos os niveis uma pessoa 100estrelas.Continuo aqui pea capital a torcer pelas vossas vitórias, pelos vossos podios.Decerteza que vais alcançar s teus objectivos mais altos.beijos gandes da amiga de lisboa que te adora muitxoo

  12. oh minha trenga….qd decides vir fazer-nos uma visita à guarda????anda daí e vem ate ca cima…vem cortir o frio desta cidade…hehe

    beijinho e continua linda como te vi ….

    http://www.carlajeronimo.blogspot.com


Deixe uma Resposta

Categorias

