Publicado por: NMKarate | 21 Outubro, 2007

ALONGAMENTOS

 

Alongamentos Os alongamentos são importantes elos entre a vida sedentária e a vida activa. Mantêm os músculos flexíveis, preparam-nos para o movimento e ajudam-nos a concretizar a transição diária da inactividade para a actividade vigorosa, sem tensões indevidas.
Os alongamentos devem ser feitos sob medida, segundo sua estrutura muscular, sua flexibilidade, e segundo os diversos níveis de tensão. O ponto-chave é a regularidade com relaxamento. O objectivo é a redução da tensão muscular, onde no decorrer da acção promove movimentos mais soltos, e não um esforço concentrado para conseguir-se a extrema flexibilidade que frequentemente conduz a super estiramentos e a lesões.
Realizar alongamentos de modo regular acarretará o seguinte:

*Redução de tensões musculares e sensação de um corpo mais relaxado.

*Benefícios para a coordenação pois que os movimentos tornam-se mais soltos e fáceis.

*Aumento do âmbito de movimentação.

*Prevenção de lesões tais como distensões musculares (um músculo forte e previamente alongado resiste melhor a tensões do que um músculo forte não alongado).

*Facilita actividades de desgaste tais como corrida, dança, tenis, natação, ciclismo, na medida em que prepara o corpo para a actividade. Fazer alongamentos nessas situações é como sinalizar para os músculos que estão prestes a ser utilizados.

*Desenvolve a consciência corporal. Conforme alongamos as várias partes de seu corpo, acabamos por as focalizar e entrar em contacto a com as mesmas.  

*Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais, de modo que isto aconteça de forma espontânea.

*Activa a circulação.

O modo certo é alongar relaxando num movimento estável, ao mesmo tempo em que a atenção se focaliza sobre os músculos que estão sendo alongados. O modo errado é balançar-se para cima e para baixo, ou alongar-se até sentir dor: Estes dois últimos métodos na verdade podem causar mais danos que benefícios.

Nuno Moreira


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: