Publicado por: NMKarate | 15 Março, 2008

Campeonato Absoluto Italiano – 2008

Se ainda ninguem reparou cada pais tem a sua forma de organização na realização das provas e o que apresentam nelas.

No dia 8 conseguimos assistir ao Campeonato de Portugal onde apenas necessitou de um dia para as provas individuais, já a nossa vizinha Espanha realiza o seu Campeonato absoluto em dois dias com prova individual e equipas hoje dia 15 e amanhã dia e 16.

Na França os Gauleses realizam o Campeonato Francês Senior em dois dias sendo um dia para kumite Equipa e o segundo dia para provas de equipas apenas de kumite, quanto ao kata este realiza-se noutro fim de semana separado deste, este metodo é tambem utilizado pelos italianos, que realizaram a sua prova de Kata no dia 8 e 9 de Março com os escalões de Cadetes, Juniores e Seniores e o de Kumite será no próximo dia 29 e 30 do mes Corrente.

Afinal qual seria a melhor de todas?? ou seja a mais interessante??

Nuno Moreira


Responses

  1. Para mim, pode ser a forma que dê a mesma visibilidade ao Kata e ao kumité.

    Ainda não consegui perceber o motivo pelo qual apenas passaram na TV as finais de Kumité…

    RIDICULO!!!!

    Desculpa lá Moreira, mas estou chateado😛

  2. O boneco não espelhou o meu desagrado!

  3. Pois, jorge ate agr ainda n percebi pk tiveram uma falha dessas. Apesar de eu ser praticante de kumite, adoro ver kata e n entendo cm n passaram as finais k foram espectaculares. ja agora parabens pela tua vitoria, e esperemos k isto n se repita..

  4. 😦 tb n entendo essa situação.. é mt triste isto ter acontecido, tb eu cm atleta de shiai-kumite estou mt desiludido.. e n percebo esta injustiça com os meus colegas da KATA.
    Jorge Peixeiro e todos os praticantes da KATA de competição, axo k se deveriam juntar e apresentar um protesto.. sei la.. e k isto n se compreende!!!!!!!

  5. fiquei agora a saber deste “incidente”, tanto que nem vi na TV o campeonato😦

    de qualquer forma a resposta julgo ser fácil: os jornalistas portugueses não estão sensibilizados para a kata! … principalmente a individual.

    se tivermos a humildade de nos abstrairmos daquilo que somos e que sabemos fazer, podemos concluir que para eles a kata são 1 a 2 minutos de exercicio fisico … com forma igual de um atleta para o outro. Ou seja, imaginem uma daquelas provas de ginástica no tapete onde todas as atletas tinham de fazer a mesma coreografia. Transmite uma ideia de repetição, “chata” para o telespectador que não está educado sobre o assunto! E não é preciso ser um telespectador muito complicado… basta o normal pai dos nossos alunos!

    Já a kata equipa, principalmente pelo bunkai (que podia existir em todas as etapas e não só na final), tem um impacto visual muito diferente… principalmente com as novas tendências mais desportivas…
    fica um misto de prova desportiva vs exibição fisica vs prova de combate (mas sem o sangue)

    Pessoalmente sou da opinião que se podia testar a realização de uma prova nacional só para kata, dando-lhe uma importância maior, com um bom plano de comunicação, convidando uma série de jornalistas para a mesma e explicando-lhes timtim por timtim… acho que era dinheiro muito bem investido!
    Já repararam que um campeonato de katas quase que pode ser cronometrado? São x minutos por kata! ponto! As TV’s adoram esse factor! (extremamente negativo para o kumite)

    enfim … só umas ideias matutinas

  6. “os jornalistas portugueses não estão sensibilizados para a kata! … principalmente a individual.”

    A mim n me preocupa os jornalistas, pois eles não fizeram a reportagem sozinhos. Os comentários foram realizados pelo Seleccionador Nacional, e com certeza que depois da reportagem ter sido editada e montada alguém da Federação a deve ter visto. Se não viu errou redondamente, pois cometeu um erro gravissimo. Discriminar o Kata desta forma é impensável e inaceitável..

    O que mais me incomoda é que as finais de Kumite passaram TODAS, se ainda tivessem feito uma selecção das melhores… mas passaram TODAS!!!! E O KATA MEUS SENHORES?? Mais uma vez ficou para trás. Que critério foi utilizado para não apresentarem as finais de Kata? Que desculpa irão dar por não o terem feito??

    Hoje de certeza que irei ter pais de alunos meus perguntarem que campeonato foi aquele… e que raio de competição andam os filhos a fazer se karate é só combate??? E como eles espero que muitos pais questionem os treinadores dos seus filhos, para que estes possam questionar os presidentes das suas associações e para que estas possam finalmente questionar a Federação…

    Estou curioso para saber qual será justificação… será a mesma dada vezes sem conta, aos atletas de Kata, a quando dos campeonatos internacionais… terá sido devido a problemas monetários?? Não me parece que neste caso se aplique.

    Alguém está a dever uma explicação a todos os competidores Nacionais de KATA!!

  7. Pois Jorge.. aguardamos essa resposta por parte da federação. É algo que não se compreende, isto cria mesmo revolta..

  8. Pessoal da Kata, va façam la um sorriso.. vao ao site: http://www.abola.pt ja estao la as finais e mostram as katas!!! menos mal :)))))

  9. Luis Silva esse comentario fez me lembrar quando eu era pequenino, queria um camião e davam me um carrinho para eu me calar e ficar todo contente.

    E não é o pessoal da Kata, é todo o pessoal!!!
    Se não é devia de ser.

    Desapropriado.

    Cumprimentos

  10. Hlder Alves so mostrei k estou contente por passarem um pouco das finais de kata, pk na tv n as transmitiram. sim tem razao e mesmo para todos os karatecas e nao so para os praticantes da kata. mas e melhor que nada…

  11. É bom, de facto que PELO MENOS no site já estejam os videos de kata, esses podemos guardar como recordação. Mas mesmo assim não está perfeito! Então e como se chamava o adversário do Jorge Peixeiro?? Será que o Jorge Caeiros e a Joana Pinho não mereciam que tivesse sido no minimo comentado os seus nomes?? Eu sei que isto de criticar é fácil e fazer é que é dificil, mas assim estamos a regredir na qualidade! O ano passado tanto os Campeões como os respectivos Vices tiveram direito a ver as suas exibições em video e sim, os nomes deles foram ditos!!! Sou atelta de Kumite mas tal como o Hugo, adoro ver Kata e sei que as pessoas que estiveram nas finais treinaram tanto ou mais que os de kumite e mereciam ter sido mais dignificados!

    Parabéns à mesma a todos!!

    Oss

  12. Pois paula tens razao.. axo k n mostraram os outros finalistas da kata pk n deveriam puder transmitir mais tempo.. ja sabemos k para transmitir karate tem k ser tudo a correr e nunca mostram e falam de tudo. no entanto axo excepcionais os comentarios do nosso seleccionador nacional, joaquim gonçalves k nos presentiou com bons comentarios tecnicos, analisando cada combate, mesmo sem muito tempo para falar de tudo. parabens

  13. Pessoal, estive ausente e por isso nao vi o sucedido, no entanto penso que se as katas não apareceram foi por algum motivo que não sabemos qual, mas é sem duvida falta de respeito para os atletas de kata, no entanto o video está lá presente no site a bola, mas mesmo assim continuam a nao mostrar o k aconteceu no total das katas ou seja parece k na final so avia um atleta, o k é mau, penso tambem que deveriam ter deixado o ferreira dar uma palavrinha visto que o vencer nao se traduz só no combate final… saudações


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: